top of page

GUIA DAS QUARTAS DE FINAL

Fique por dentro dos quatro confrontos que prometem entrar para a história da competição

Foto: Frank Fife | AFP

A maior Copa do Mundo de Todos os Tempos.


Claro que esta hipérbole surge quando estamos em um momento de emoção, como este em que escrevo. Mas a verdade é que a cada jogo desta copa, surge uma nova história, um novo capítulo de um torneio de altíssimo nível e muito equilíbrio. As oitavas trouxeram a emoção que se esperava e, ainda por cima, nos deixou ainda mais empolgados com o que vem por aí.


A verdade é que de agora em diante todas as seleções têm chance de levantar a taça no dia 20 de agosto. Algumas mais, algumas menos, mas como citamos no Guia das Oitavas, é quando a bola rola que as coisas se resolvem e todas as equipes que chegaram até aqui se provaram capazes dentro de campo.


Abaixo, você fica com o que precisa saber de cada confronto que decidirá quais serão as 4 melhores equipes da Copa do Mundo.


 

ESPANHA X HOLANDA - 10.08 | 22H


Duas potências europeias, de escolas que historicamente se complementam, abrirão as quartas de final. A Espanha, uma das favoritas antes de começar a competição, mesmo após a pesada derrota para o Japão, provou que, quando a ideia de jogo encaixa, ela se torna praticamente invencível. A forma como o meio campo, que nas oitavas foi formado por Teresa Abellera, Jeniffer Hermoso e a espetacular Aitana Bonmati, controlou as ações e determinou o ritmo do jogo impressionou. Soma-se isso a falta de poder ofensivo da Suíça e pronto. Vimos apenas uma equipe jogando e a outra apenas tentando conter as ações ofensivas espanholas.


O perigo para Espanha é que, ao contrário do que encontrou nas oitavas, ela terá pela frente uma equipe que sabe se defender e, principalmente, adora explorar os espaços deixados pelos adversários. A Holanda, com a sua linha de cinco jogadoras no meio campo, provavelmente tentará cercar os espaços e forçar o erro da Espanha, para que com isso possa se aproveitar das linhas altas e acelerar o contra-ataque, principalmente pelo lado esquerdo, onde conta com uma talentosa Esmee Brugts sempre acelerando pela lateral com o auxílio da ótima Danielle Van de Donk.


Será um jogo com ideias distintas e bem claras, onde a que prevalecer tem tudo para passar de fase. Não havia melhor forma de começar as quartas de final da Copa do Mundo.



JAPÃO X SUÉCIA – 11.08 | 3H30


De um lado a sensação do torneio e única campeã do mundo remanescente na competição. Do outro a equipe que derrubou a atual campeã em um jogo histórico e que vai ganhando corpo a cada partida. Japão e Suécia fazem o confronto mais equilibrado da fase. Quis o destino que as melhores campanhas da competição se enfrentassem nas quartas de final, fazendo com que apenas uma delas siga na competição.


Provavelmente veremos a seleção japonesa buscando mais o gol com as rápidas trocas de passes e claro, a já conhecida estratégia de atrair o adversário para o seu campo e, ao passar da primeira linha de marcação, acelerar e tentar o passe para encontrar Mina Tanaka e Hinata Miyazawa, que fazem o movimento em diagonal de forma precisa para sempre saírem na cara do gol. Porém do outro lado temos uma seleção que sabe muito bem usar a força física, seja na forte marcação do meio-campo, como no ataque, principalmente nas bolas aéreas. Ponto que com certeza será explorado pelo time treinado por Peter Gerhardson.


Podem confiar que valerá muito a pena colocar o despertador para acompanhar este confronto na madrugada do dia 11 de agosto. As duas seleções entregaram muito entretenimento em todos os seus jogos e com certeza não nos decepcionará.



AUSTRÁLIA X FRANÇA – 12.08 | 3H


Brisbane vai tremer. Depois de uma estreia preocupante em que a vitória por 1 x 0 deixou a impressão de que o time sentia demais a falta de sua principal jogadora, a Austrália foi provando-se uma equipe forte coletivamente e, empurrada pela torcida em todos os jogos, cresceu, mostrou diversas qualidades – principalmente ofensivas – e chega embalada para as quartas de final.


Porém, do outro lado a história é semelhante. Depois de um empate por 0 x 0 contra a Jamaica em um jogo com pouquíssima inspiração, a França embalou após a vitória sobre o Brasil e o alto nível da performance de tantas jogadoras talentosas faz da equipe uma das mais fortes das quartas e com isso, uma das favoritas ao título.


A chave do jogo será a Austrália conseguir controlar a empolgação e partir para cima de uma forma organizada, pois do outro lado terá uma equipe experiente e que saberá aproveitar os vacilos que podem surgir caso o ímpeto por atacar das Matildas se transforme em desorganização. A França é um dos times mais letais da copa e pode definir o destino do jogo com uma bola. Todo cuidado é pouco.



INGLATERRA X COLÔMBIA – 12.08 | 6:30


Para fechar com chave de ouro as quartas de final, um confronto que com certeza vai atrair os olhares de todo o mundo e claro, dos brasileiros, que pelo que pudemos ver perceber nas arquibancadas na Austrália ou nas redes sociais, decidiram abraçar a Colômbia após a precoce eliminação da nossa seleção.


Mais uma vez, em teoria, a Inglaterra é favorita. Mas a dificuldade de criar jogadas e impor a sua proposta de jogo em algumas partidas, algo raro quando se trata de equipes comandadas por Sarina Wiegman, preocupa, ainda mais se considerarmos que ela não tem Keira Walsh 100% recuperada e não poderá contar com Lauren James, sua jogadora mais criativa e imprevisível, até o final da competição, graças ao pisão que ela deu em uma jogadora nigeriana nas oitavas.


A dificuldade de criar da campeã europeia poderá ajudar demais a adversária. A Colômbia é um time que briga por todas as bolas e em momento algum deixará a Inglaterra confortável, seja com ou sem a bola. A alta intensidade aliada ao entrosamento do setor ofensivo provavelmente dará muito trabalho a consistente defesa inglesa, que até agora sofreu apenas um gol na competição.


A dica aqui é colocar o relógio para despertar na manhã de sábado, aproveitar o jogo e voltar a descansar. O confronto tem tudo para ser um dos principais jogos desta Copa.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page