Fique por dentro dos quatro grandes confrontos que começarão neste final de semana
Fim da primeira fase do Campeonato Brasileiro. Apesar dos percalços, que será tema por aqui em uma próxima matéria, apresentou no topo da tabela bastante equilíbrio, variedade tática e um crescimento na qualidade de alguns times, o que nos dá esperança de que os confrontos das quartas de final sejam bem disputados e emocionantes. Para você ficar por dentro, fizemos um guia dos confrontos que começam já neste final de semana. Datas e horários dos primeiros jogos estão confirmados, já as partidas de volta podem sofrer alterações para atender pedido da emissora que transmite a competição.
CORINTHIANS X CRUZEIRO
(Jogo de ida dia 19/06 as 20h | Jogo de volta dia 26/06 as 18:30)
Começaremos pelo único confronto que tem uma equipe com um favoritismo mais claro. O Corinthians do técnico Arthur Elias, que no ano passado sofreu na primeira fase para achar o seu time ideal em função das contusões no elenco, este ano se deu ao luxo de usar grande parte dos jogos para rodar o elenco, testar formações diferentes e chegar em melhor forma para as fases finais, quando a equipe campeã dos últimos três campeonatos brasileiros parece virar a chave e entrar no “Modo Hard”, tornando-se um time muito mais intenso e objetivo. Aliás, o preciosismo e até uma certa falta de atenção do time, principalmente do sistema defensivo, foram os problemas da equipe na primeira fase. Algo que provavelmente não veremos nos jogos eliminatórios.
Já o Cruzeiro fez uma primeira fase cheia de altos e baixos e ironicamente pareceu se encontrar exatamente após sofrer uma goleada para o seu adversário das quartas de final. Depois do decepcionante jogo no Parque São Jorge, quando a equipe foi goleada por 7 x 1, a equipe fez jogos bem melhores contra equipes do topo da tabela - como Santos e Palmeiras – e venceu muito bem o Flamengo por 3 x 1. Com o sistema defensivo mais organizado, ficou mais fácil explorar a velocidade dos contra-ataques e fazer do Cruzeiro uma equipe mais equilibrada para explorar o talento de jogadoras como Carol Baiana, Mari Pires, Vanessinha e claro, a experiência da artilheira Byanca Brasil.
Por mais que seja quase impossível o Corinthians perder a vaga em dois jogos, não espere que tenhamos um confronto tão desequilibrado como o jogo da primeira fase. As Cabulosas darão a vida em cada lance para dificultar os jogos. Valerá a pena conferir.
SANTOS X FLAMENGO
(Jogo de ida dia 18/06 as 16h | Jogo de volta dia 25/06 as 10h30)
O segundo confronto já entra na lista dos equilibrados. A quarta e a quinta equipe mais bem colocada, com apenas um ponto de diferença têm tudo para nos proporcionarem ótimos jogos. De um lado o Santos, uma equipe que conseguiu durante a primeira fase conseguiu muito bem balancear a juventude com a experiência e usa muito bem a velocidade quando sobe ao ataque para encontrar a experiente e genial atacante Cristiane. O sistema defensivo, comparado ao ano passado, foi o setor que mais evoluiu. As Sereias da Vila sofreram apenas 10 gols e foi a segunda melhor defesa da primeira fase. Fator importantíssimo para confrontos eliminatórios.
Já o Flamengo, que para muitos no começo da temporada era um time desorganizado e que não apresentava intensidade, melhorou muito coletivamente durante a competição e com isso conseguiu extrair o melhor das suas jogadoras mais talentosas, como Duda Francelino, por exemplo. Porém, se a força no meio campo e o ótimo entendimento da dupla de ataque Sole James e Crivelari empolgam, a defesa é um ponto de preocupação, principalmente nos grandes confrontos, como contra o próprio Santos quando perdeu por 3 a 0 na primeira rodada ou a goleada sofrida para o Corinthians por 4 a 0 na penúltima. Nestes jogos era visíveis os problemas de posicionamento e a dificuldade nos embates físicos, pontos que podem ser explorados pelo forte ataque do Santos.
Mais uma vez, a história deste confronto tem tudo para ser bem diferente do jogo da primeira fase. A expectativa é de muito equilíbrio e duas partidas bem intensas na luta pela vaga na semifinal.
PALMEIRAS X SÃO PAULO
(Jogo de ida dia 18/06 as 16h | Jogo de volta 25/06 as 10h)
A segunda melhor equipe contra a sétima melhor equipe. Dez pontos de diferença na primeira fase. Tudo isso fica de fora quando se trata de um Choque-Rainha. A prova disso? O confronto da primeira fase, quando o São Paulo segurou as Palestrinas no Allianz em uma manhã de sábado e venceu por 1 a 0. O esquema de jogo desenvolvido pelo treinador Thiago Viana, que prioriza a compactação defensiva para uma rápida saída ao ataque funcionou não só neste jogo, mas em diversas partidas fora de casa, dando ao Tricolor 13 dos 25 pontos conquistados na primeira fase. Não é de hoje que o São Paulo joga desta forma, mas o crescimento da qualidade técnica no ataque, com o alto desempenho de jogadoras como Dudinha e a ótima atacante Ariel favorecem demais o sucesso da ideia de jogo.
Por outro lado, é quase impossível imaginar que em dois confrontos a equipe do Palmeiras tenha uma atuação tão abaixo da sua qualidade técnica como foi no confronto da primeira fase. A equipe se dá ao luxo de ter em seu elenco a artilheira da competição – Amanda Gutierres, com 13 gols e a líder em assistências Bia Zaneratto – com oito passes para gol. No começo da temporada até se esperava um Palmeiras demorando para se encontrar coletivamente por perder peças importantes, mas o que se viu foi uma equipe muito mais equilibrada entre ataque e defesa e com muita qualidade na troca de passes graças ao ótimo meio campo, que na maioria das vezes controla e dita o ritmo das partidas. A expectativa é de que, mesmo jogando fora de casa a equipe tente impor seu estilo de jogo e controlar a partida, algo que foi visto muitas vezes este ano.
Infelizmente, o São Paulo não jogará em seu estádio a partida de ida e sequer jogará em Barueri, palco de diversos jogos importantes da equipe nos últimos anos (a partida será em Santo André). Mas para a equipe que venceu fora de casa na primeira fase, encarar a segunda melhor equipe do país em seus domínios, não deve ser um problema. Resta saber se o Palmeiras apresentará algo melhor do que foi visto neste confronto, pois só assim conquistará a vaga para a semifinal.
FERROVIÁRIA X INTERNACIONAL
(Jogo de ida 18/06 as 16h | Jogo de volta ainda sem data e horários confirmados)
Fechando o guia com o confronto mais equilibrado. Por mais que as Guerreiras Grenás da Ferroviária tenham feito a terceira melhor campanha na primeira fase, houve uma queda no rendimento da equipe a partir do momento em que ela se viu na obrigação de conciliar a competição nacional com o Campeonato Paulista. Para uma equipe que usa da velocidade e da rápida reação ao perder a bola, a falta de recuperação física entre os jogos comprometeu bastante os planos da treinadora Jéssica de Lima, que ainda assim, az um trabalho espetacular durante a temporada. As suas ideias de jogo favoreceram demais a performance da atacante Aline Gomes, que marcou nove gols e tem quatro assistências na competição, ajudando a equipe a ter o terceiro melhor ataque da primeira fase.
O rápido e intenso time da Ferroviária terá o desafio de encarar a organizada equipe do Internacional, que teve um ótimo início de temporada, mas viu o seu rendimento cair na reta final da primeira fase, principalmente contra as equipes na metade de cima da tabela, como nas partidas contra Flamengo, Palmeiras e o grande rival Grêmio. Ainda assim, foi possível ver o talento de jogadoras como Tamara, Priscila e principalmente Belén Aquino, jovem promessa do futebol uruguaio que vai muito bem no confronto individual e ajudou bastante a equipe com as suas sete assistências.
Se tem um confronto em que podemos ver diversos jovens talentos individuais e jogos bem intensos, é este. Vale muito a pena ficar de olho pois são times que entregam tudo em campo e farão uma disputa acirrada pela vaga na semifinal.
Fique de olho no nosso site e em nossos canais para acompanhar a cobertura das quartas de final. Se gostou do que leu, curta e compartilhe os nossos conteúdos.
Comments